Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo Cancer Center faz adesão ao Pacto Global

Instituição que é referência em Oncologia adere ao Pacto Global, iniciativa da ONU para mobilizar a comunidade empresarial internacional sobre boas práticas em negócios, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Referência internacional em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o A.C.Camargo Cancer Center se junta às mais de 5 mil organizações de 150 redes ao redor do mundo que integram o Pacto Global, uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de boas práticas em negócios, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Lançado em 2000, após o Fórum Econômico Mundial (Fórum de Davos), o Pacto Global foi criado com a proposta de que um órgão, a ONU, definisse as diretrizes a serem seguidas pelas empresas engajadas ao projeto, assim como acompanhar o cumprimento delas. 

Participam do Pacto Global (https://www.unglobalcompact.org/) as agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais, dentre outros parceiros. De acordo com a ONU, as empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas, incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

De acordo com a Superintendente Geral do A.C.Camargo, Vivien Navarro Rosso, a adesão aos princípios do Pacto Global reitera as práticas e o compromisso da Instituição com a qualidade,  transparência e  sustentabilidade das atividades. “É uma oportunidade de contribuirmos para a disseminação desses compromissos, de forma contínua, para toda a sociedade”, ressalta.

As diretrizes estabelecidas pela ONU por meio do Pacto determinam o cumprimento de dez princípios: respeitar e proteger os direitos humanos; impedir violações de direitos humanos; apoiar a liberdade de associação no trabalho; abolir o trabalho forçado; abolir o trabalho infantil; eliminar a discriminação no ambiente de trabalho; apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; promover a responsabilidade ambiental; encorajar tecnologias que não agridem o meio ambiente e combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

“É motivo de orgulho para o A.C.Camargo fazer parte desse rol mundial de empresas. Essa adesão reforça ainda mais o compromisso de fomentar transformações que impactem positivamente a Instituição, o setor da Saúde e a sociedade”, ressalta o Superintendente de Recursos Humanos e Qualidade do A.C.Camargo, Maurício Alves da Silva.

A opinião é compartilhada pelo Superintendente de Negócios do A.C.Camargo, José Marcelo Amatuzzi de Oliveira. “A adesão está alinhada à nossa estratégia de atuar com preceitos de sustentabilidade e de ser uma instituição de referência em Oncologia, desde a pesquisa básica à prática clínica, não só no país como em âmbito mundial”, acrescenta.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center – Desde sua fundação, em 1953, pelo casal Antônio e Carmen Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center tem sua atuação pautada em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, posicionamento que traduz uma Instituição que reúne todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antônio Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center é atualmente é um dos maiores centros integrados de oncologia do mundo.

Ao todo, estão envolvidos diretamente mais de 4.400 colaboradores, contemplando um corpo assistencial formado por 584 médicos, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e uma experiente equipe de enfermagem e de nutricionistas, que atuam de forma interdisciplinar, engajados com a missão de combater o câncer paciente a paciente.

Em 2014, realizou 3,5 milhões de atendimentos, sendo 62% dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reitera seu compromisso social, que é expresso também no âmbito da prevenção do câncer por meio das ações de conscientização para a sociedade e do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do câncer.

Além da sede em São Paulo, dispõe ainda de duas unidades satélites, sendo uma na cidade de São Paulo e outra em Santo André. O seu Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), concentra 130 profissionais dedicados à ciência em oncologia. O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do Scimago entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2014, esse trabalho resultou em 163 artigos publicados.

O espírito formador de especialistas e conhecimento científico acompanha o A.C.Camargo desde o início de sua história, já que em 1953 também nasceu o primeiro Programa de Residência Médica em Oncologia do país, com 1.160 especialistas formados ao longo de seis décadas. Ainda no âmbito do ensino, a Pós-Graduação do A.C.Camargo, iniciada em 1997, foi a primeira do Brasil na área de Oncologia a ser mantida por uma instituição privada não associada a uma Universidade e soma 525 mestres e doutores formados desde sua criação.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Fonte: A.C.Camargo – 26.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: