Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo apóia movimento global que une forças contra o câncer via redes sociais

Liderado pela Union for International Cancer Control (UICC), o movimento do Dia Mundial do Câncer – 4 de fevereiro – traz o tema WeCanICan – Nós Podemos… Eu Posso. Campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância de cada pessoa na desmistificação e disseminação de informações sobre o câncer, doença que registra 14 milhões de novos casos e mais de 8 milhões de mortes anuais em todo o mundo

Uma oportunidade para reflexão sobre o papel de cada indíviduo que, unindo forças com outras pessoas, pode fazer a diferença para a conscientização sobre o câncer. Esse pensamento está representado na mensagem “We Can, I Can” – “Nós Podemos, Eu Posso” – que é o símbolo do movimento global liderado pela Union for International Cancer Control (UICC – http://www.uicc.org/) em alusão ao Dia Mundial do Câncer, data celebrada em 4 de fevereiro.

Por meio do site http://www.worldcancerday.org/, criado para disponibilizar gratuitamente todo o material informativo em diferentes idiomas para os parceiros oficiais espalhados no mundo, a UICC ressalta que, assim como o câncer afeta as pessoas de diferentes maneiras, todas as pessoas têm o poder de tomar várias ações para reduzir o impacto que a doença tem sobre os indivíduos, famílias e comunidades. As peças produzidas são customizadas para diferentes tipos de mídia, como pôsteres, folhetos e mídias sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.

Dentre os parceiros no Brasil está o A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo, instituição que é referência mundial em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer e o primeiro centro exclusivo para Oncologia no país a atingir a marca de 250 mil fãs no Facebook. Com conteúdo adaptado em português, o A.C.Camargo difundirá mensagens com o mote Nós Podemos… Eu Posso: escolher um estilo de vida saudável; entender que a detecção precoce pode salvar vidas; compartilhar minha história; apoiar os outros; falar a respeito, dentre outras.  Todo o material será acompanhado das hashtags #NósPodemosEuPosso #ACCamargo

De acordo com o Superintendente de Negócios do A.C.Camargo, José Marcelo Amatuzzi de Oliveira, o diferencial do movimento é a sua capacidade de unir diferentes setores da sociedade por uma mesma causa, com objetivos bem definidos. “É um privilégio para o A.C.Camargo participar de uma ação mundial dessa natureza e contribuir para mobilizar a sociedade brasileira em prol desse assunto tão importante”.

O câncer é considerado uma doença crônica, estimando-se que 32,6 milhões de pessoas vivem hoje após terem recebido o diagnóstico. Os dados são do Globocan 2012, levantamento feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), que é o braço da Organização Mundial de Saúde nas questões relacionadas com câncer. No Brasil, são estimados para 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 600 mil novos casos de câncer.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE – Dentre os objetivos do movimento está a conscientização da população sobre a importância de se adotar hábitos de vida saudáveis que auxiliam na prevenção do câncer. Estima-se que apenas 1 entre 10 casos de câncer tem origem hereditária e, por sua vez, 9 em cada 10 casos estão ligados à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por comportamentos nem sempre saudáveis ou pela exposição a fatores e agentes de diferentes origens.

De acordo com o cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo, Ademar Lopes, os agentes causadores de câncer esporádico (adquirido durante a vida), são organizados como agentes físicos, químicos e biológicos. “Dentre os agentes físicos temos, por exemplo, a exposição excessiva a raios solares. Químicos, o tabagismo se destaca e nos biológicos, destacam-se alguns vírus, como o HPV”, exemplifica Ademar Lopes.

Com base nisso, o movimento estimula a adoção de hábitos de vida saudáveis, dentre eles realizar caminhadas e atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada, sem exageros, comendo bem, mas com moderação, assim como ficar longe do cigarro e beber com moderação. “O consumo de carne vermelha está relacionado ao risco aumentado para câncer de intestino e deve ser moderado também. É válido evitar ou diminuir o consumo de carnes processadas, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Consumo de frutas e verduras têm efeito protetor, reduzindo os riscos de desenvolvimento do câncer, além de evitar exposição excessiva ao sol e contaminação por vírus, por exemplo, HPV (que está relacionado com câncer de colo do útero, pênis, ânus e de cabeça e pescoço) e Hepatite B (fator de risco para câncer de fígado), havendo, inclusive, a disponibilidade de vacinas para estes vírus. É crescente também a preocupação com a obesidade como fator de risco”, orienta Ademar.

O especialista acrescenta que com diagnóstico precoce as chances de sucesso no tratamento podem chegar a 90%. Segundo ele, diagnóstico precoce significa detectar a doença antes de qualquer sinal ou sintoma, sendo que – para ele ser feito – é necessário que a população esteja bem informada sobre a doença, assim como o sistema de saúde em nível de atenção primária precisa ser bem estruturado e ter médicos com boa formação básica sobre a doença. “Os médicos generalistas que estão nos postos de saúde têm papel fundamental no diagnóstico precoce. Para isso, eles precisam estar muito informados sobre os fatores de risco, a história natural da doença, os métodos de diagnóstico, para que possam encaminhar corretamente os pacientes e não deixar a doença passar despercebida”, afirma.

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center – Desde sua fundação, em 1953, pelo casal Antônio e Carmen Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center tem sua atuação pautada em prevenção, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, posicionamento que traduz uma Instituição que reúne todos os âmbitos da Oncologia, da bancada de pesquisa ao leito de cada paciente. Instituição privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Antônio Prudente, o A.C.Camargo Cancer Center é atualmente é um dos maiores centros integrados oncológicos do mundo.

Ao todo, estão envolvidos diretamente mais de 4.400 colaboradores, contemplando um corpo assistencial formado por 584 médicos, além de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e uma experiente equipe de enfermagem e de nutricionistas, que atuam de forma interdisciplinar, engajados com a missão de combater o câncer paciente a paciente.

Em 2014, realizou 3,5 milhões de atendimentos, sendo 62% dedicados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reitera seu compromisso social, que é expresso também no âmbito da prevenção do câncer por meio das ações de conscientização para a sociedade e do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do câncer.

Além da sede em São Paulo, dispõe ainda de duas unidades satélites, sendo uma na cidade de São Paulo e outra em Santo André. O seu Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), concentra 130 profissionais dedicados à ciência em oncologia. O A.C.Camargo ocupa o primeiro lugar no ranking mundial do Scimago entre as instituições de saúde brasileiras que mais publicam nas revistas científicas de maior influência e impacto. Em 2014, esse trabalho resultou em 163 artigos publicados.

O espírito formador de especialistas e conhecimento científico acompanha o A.C.Camargo desde o início de sua história, já que em 1953 também nasceu o primeiro Programa de Residência Médica em Oncologia do país, com 1.160 especialistas formados ao longo de seis décadas. Ainda no âmbito do ensino, a Pós-Graduação do A.C.Camargo, iniciada em 1997, foi a primeira do Brasil na área de Oncologia a ser mantida por uma instituição privada não associada a uma Universidade e soma 525 mestres e doutores formados desde sua criação.

O A.C.Camargo Cancer Center foi certificado pela Acreditação ONA em 2009, conquistando o nível III – Excelência, sendo recertificado em 2012 e 2015, com a manutenção do nível de Excelência. A partir disso, o A.C.Camargo participou do processo de certificação internacional e foi o primeiro centro de tratamento oncológico do país a receber a certificação pela Canadian Council on Health Services Accreditation em 2012. Em 2015 foi recertificado pela metodologia Internacional Canadense recebendo a Acreditação em nível Diamante pelo upgrade da metodologia, hoje conhecida como Qmentum International. A instituição é também acreditada pela ISO 14001, que certifica a qualidade do Sistema de Gestão Ambiental, concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
Google+: https://plus.google.com/+ACCamargoCancerCenter
Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Fonte: A.C.Camargo – 02.02.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: