Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

27 de julho é o Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho

HNSG possui compromisso em proteger a vida e saúde de seus colaboradores

O Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho é 27 de julho. A data é uma oportunidade para falar sobre o tema, pois independente da área de atuação, as empresas devem estar cada vez mais preparadas para oferecer um ambiente seguro de trabalho aos seus colaboradores, enquanto desempenham as suas atividades.

Em um hospital os riscos ainda são maiores, e neste quesito é preciso ter cuidado redobrado. Tarefa que exige muita responsabilidade de profissionais especializados em segurança do trabalho. “O ambiente hospitalar tem todos os riscos ocupacionais possíveis, como físicos químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes”, comenta o engenheiro em segurança do trabalho do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, Fernando Ikoma Junior.

Segundo o engenheiro, um acidente de trabalho pode acontecer de três maneiras – durante o trajeto até o trabalho, dentro da empresa, e quando o colaborador é acometido por doença ocupacional. “O risco ocorre quando o funcionário sai de casa para trabalhar, até a porta de entrada da empresa, desde que não tenha sido feito nenhum desvio de trajeto”, afirma o engenheiro.

Prevenção

Luvas, máscaras, óculos, calçados adequados. Estes são apenas alguns dos equipamentos de proteção individual (EPIs), indispensáveis para determinadas atividades no hospital. Mas, muito mais do que usar corretamente os EPIs. Para proteger a vida e a integridade física do trabalhador em seu local de trabalho, também é necessária a dedicação diária do SESMT, serviço especializado em segurança do trabalho, que atua na prevenção e reconhecimento dos riscos.

O serviço é composto por profissionais da área médica, ambiental, segurança do trabalho, engenharia, e enfermagem. Por mês, mais de 120 inspeções são realizadas pela equipe, por todos os setores do HNSG, por meio de registros fotográficos, feedbacks, treinamentos, diálogos de segurança e resolutividade dos problemas que geram riscos diretos à saúde e a segurança dos colaboradores em geral – sempre respeitando a NR32, norma que cuida da saúde dos profissionais da saúde.

Para o engenheiro, muito mais do que lei, o serviço otimiza a produtividade e qualidade dos serviços prestados no HNSG. “Isto melhora as relações humanas no trabalho e desperta em seus colaboradores o “espírito prevencionista”, mantendo-os alerta de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança, e reduzindo assim os custos devido a afastamentos e indenizações por doença ou acidentes de trabalho”, afirma o engenheiro.

Em 2013, o serviço apresentou resultados significativos, na redução do número de acidentes de trabalho e ganhou o Prêmio Nacional de Melhor Empresa em Segurança e Saúde do Trabalho na área Hospitalar, pela ANIMASEG – Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho.

Fonte: Hospital Nossa Senhora das Graças  – 24.07.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: