Terapia de Alto Fluxo, nova solução para suporte ventilatório

baixaWhite 63b06O Café da Manhã Anahp desta terça-feira (26) abordou o tema “Terapia de Alto Fluxo, nova solução para suporte ventilatório”. Organizado pela Anahp e White Martins, o evento contou com palestras de Cíntia Johnston, Chefe do Serviço de Fisioterapia Pediátrica e Neonatal do Hospital São Paulo/SPDM – UNIFESP/EPM, e Ederson Antunes, Gerente de Desenvolvimento de Produto da White Martins.

Os especialistas abordaram as vantagens da terapia de alto fluxo, os benefícios da aplicação da terapia em pacientes neonatais e pediátricos, bem como a tecnologia de umidificação para a terapia de alto fluxo. Também apresentaram o Precision Flow®, produto fabricado pela empresa norte-americana VAPOTHERM e que passou a ser comercializado no Brasil pela White Martins há um mês.

Para Ederson, as principais vantagens do Precision Flow® são: a taxa de fluxo preciso e controle de FiO2; controle preciso da temperatura; alarmes de segurança para alertar sobre a interrupção da terapia; e umidificação adequada sem condensação. A tecnologia diferenciada fornece um aquecimento uniforme em todo o tubo de fornecimento, diminuindo a condensação e mantendo a temperatura em todo o fluxo.

Segundo Cíntia, a condensação de água no sistema é um dos maiores problemas no uso de produtos similares. “Na maioria dos sistemas ao aumentar o fluxo do aparelho, ocorre a condensação, que é um grande risco, podendo gerar pneumonia associada, por exemplo. No Precision Flow, não há condensação. Não há nenhum produto igual no país”, avalia.

De acordo com Ederson, as características do produto explicam seu sucesso no Brasil em um espaço tão curto de tempo. “Acabou de ser lançado, mas já está presente em 18 hospitais de ponta do país. Várias instituições já estão aprovando a técnica do Alto Fluxo e desenvolvendo protocolos para a aplicação do Precision Flow”, revela o executivo, para em seguida citar que o Precision Flow já está sendo usado pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Unimed Vitória (ES), entre outros.

Questionados sobre qual seria, comparativamente, a relação de custo e benefício do Precision Flow com outros produtos semelhantes, Ederson e Cíntia ressaltaram os valores intangíveis da solução. “Ainda estamos analisando essa relação, mas estimamos que o tempo de permanência possa ser reduzido em 25 a 30% por pacientes que usam o Precision Flow e a Terapia de Alto Fluxo. Ou seja, um tratamento mais eficiente, consequentemente eleva a eficiência dos leitos de UTI”, disse Ederson.

“O Precision Flow oferece um conforto ao paciente sem igual no mercado. Além do que a cânula usada nele é muito menor e mais confortável do que em sistemas adaptados. Esse é um ganho tão grande que não há como quantificarmos”, complementa Cíntia.

Compartilhe

Você também pode gostar: