Tendências de inovação na área da Saúde

IMG 3300 0b443Durante Café da Manhã Anahp desta quinta-feira (23), José Lobato, Gerente Executivo de TI do HCor (SP), apresentou como o hospital vem monitorando sua operação com um software de gestão especialista em Saúde. Chamado de HIS (Hospital Information System), o sistema foi desenvolvido em parceria entre a instituição e a TOTVS, e é baseado em Workflow.

Para ilustrar os benefícios que o hospital tem obtido por meio da nova solução, que será implementada oficialmente a partir de 28 de setembro desse ano, Lobato fez uma analogia com a Aviação. Disse que no início não existiam planos de voo, cada piloto tinha controle total de suas ações e não existia conceito de coordenação dos múltiplos voos. Hoje, a realidade é diferente.

“Os sistemas de informação suportados por uma arquitetura de Workflow permitem aos profissionais de saúde obterem benefícios semelhantes aos verificados atualmente na aviação e controle aéreo, agregando planejamento, monitorização constante, correção e gestão do tráfego, o que aumenta a segurança, a coordenação de recursos e a eficiência”, afirmou.

A solução contempla: ciclo do paciente ambulatorial, ciclo do paciente em pronto socorro, ciclo do paciente internado, ciclo de materiais e medicamentos, faturamento, módulos financeiros e sistema de custos, além de integração com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).IMG 3423 26a14

Entre os seus diferenciais, destacam-se a possibilidade de obter uma visão macro de todas as operações em funcionamento no hospital, com status individualizado e em grupo. O sistema promove o sequenciamento de tarefas por meio de worklists, estabelecendo timings, diagnóstico, entre outros.

No âmbito do paciente, por exemplo, o sistema consolida um cockpit com o registro integrado de todas as etapas de atendimento, desde a internação, a dispensação de medicamentos, os exames e as informações financeiras, até a alta do paciente. Por meio de indicadores de gestão, a tecnologia proporciona a visualização dos pacientes de forma individualizada, porém, abrangendo todo o seu contato com o hospital, permitindo um controle efetivo dos processos.

“O HIS consolida todas as premissas de qualidade para a área da Saúde. É fruto de um trabalho conjunto com o HCor e que vem sendo desenvolvido há 7 anos. Não há no mercado outra solução que contemple os requisitos fundamentais do setor, balizando a sua atuação nas premissas de valor: performance clínica, resultado operacional e compliance”, contou Luciano de Oliveira Silva, Gerente Executivo Segmento Saúde da TOTVS .

IMG 3301 d9e05Para Luciano, os diferenciais do software são o motor de workflow, a integração com um PEP pensado e criado por profissionais de saúde, além de interface intuitiva, que auxilia a adesão do corpo clínico.

“O HIS foi desenvolvido por uma equipe de 50 profissionais, que envolve técnicos, programadores, médicos e enfermeiros, em um total aproximado de 500.000 horas de trabalho. Nosso foco são hospitais com o nível de excelência das instituições associadas à Anahp e estrutura acima de 200 ou 240 leitos. Atualmente, dois hospitais localizados no Sul do país já utilizam parcialmente nossa solução”, disse.

Compartilhe

Você também pode gostar: