SmartHospital para um SmartPatient

Café da Manhã Anahp sobre soluções para comunicação efetiva entre hospital e pacientes reúne mais de 40 pessoas

Med 88186O ambiente hospitalar é complexo e conta com a participação de diversas áreas envolvidas. Neste sentido, a comunicação efetiva é parte fundamental de uma gestão de qualidade, com foco no paciente, evitando perdas operacionais.

Atentos a essa mudança de mercado, que exige uma comunicação cada vez mais ágil e eficiente, “SmartHospital para um SmartPatient – O hospital e o paciente sempre conectados. Opção ou boa prática?” foi o tema do Café da Manhã desta quarta-feira, 10 de junho, promovido pela Medicinia – empresa especializada em soluções de comunicação no ambiente hospitalar.

Para Cristiane Benvenuto, Médica e liderança global na Ashoka – organização que há 35 anos se dedica ao mapeamento da inovação social em todo o mundo – o nosso mundo é o da mudança e precisamos aprender a nos adaptar. “Cada vez mais o hospital é parte do atendimento domiciliar. Não podemos fechar as portas a partir do momento em que o paciente sai da instituição. Precisamos manter a conexão com o nosso paciente”, afirma.

A palestrante ainda citou alguns exemplos de mudanças positivas nesse sentido, que estão contribuindo para a evolução do processo de comunicação entre hospitais e pacientes. “Nos Estados Unidos, por exemplo, após a reforma Obama, 70% dos pacientes passaram a utilizar Electronic Medical Record (EMR)”, comenta.

De acordo com Cristiane, algumas mudanças são necessárias para melhorar o sistema. “É necessário que todos os atores envolvidos se unam. Caso contrário, nada vai acontecer”, pondera.

Outro tema citado pela palestrante foi a inclusão tecnológica desenfreada, sem um fluxo lógico de intencionalidade. “Não adianta implantar vários aplicativos no hospital e não ter um fluxo coerente para a utilização de todos esses recursos. Investir é muito importante, mas é a missão que traz o equilíbrio”, conclui.

Fonte: Anahp – 10.06.2015
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