Resposta certa no momento do atendimento: A importância da atualização profissional

Para auxiliar os profissionais e as instituições de saúde, proporcionando o cuidado adequado à beira leito, uma das opções disponíveis no mercado é o suporte a decisões médicas por meio da medicina baseada em evidências
uptodate 8c2d5
Há algum tempo a chamada medicina baseada em evidências é um tema presente na saúde. Este recurso busca promover a integração da experiência clínica às melhores evidências disponíveis, considerando a segurança nas intervenções e a ética na totalidade das ações para oferecer subsídios à tomada de decisão.
 
Entendendo a importância dessas ferramentas para a área médica “Resposta certa no momento do atendimento: A importância da atualização profissional” foi o tema do Café da Manhã desta terça-feira, 23 de junho, promovido pela Wolters Kluwer, empresa especializada em serviços de informação.
 
 
Francisco Carrieri, Executivo de Contas da América Latina na Wolters Kluwer abordou os desafios de saúde e a necessidade de manter a qualidade do atendimento sem esquecer a sustentabilidade do setor. “A produtividade médica no Brasil é baixa e o nosso modelo de gestão assistencial tem mais 50 anos. O modelo de financiamento do setor está falido e o paciente deixou de ser apenas expectador do processo de cuidado, ele quer participar e entender o que está acontecendo com ele”, comenta.
 
Para auxiliar os profissionais e as instituições de saúde, proporcionando o cuidado adequado à beira leito, uma das opções disponíveis no mercado é o suporte a decisões médicas por meio da medicina baseada em evidências. “Estas ferramentas são extremamente importantes, mas elas precisam ser eficientes, englobar informações de referência e contextualmente relevantes e com rigoroso processo editorial”, ressalta Francisco.
 
O Superintendente de Pacientes Internados do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Francisco Cardoso, abordou a importância das ferramentas de suporte à decisão clínica e compartilhou a experiência da instituição com o UpToDate, uma base de informações médicas, baseada em evidências, revisada por pares. O recurso está disponível tanto pela internet quanto offline, em diversas plataformas digitais. 
 
Saiba mais sobre o UptoDate
 
Ao combinar conhecimentos médicos com tecnologia inovadora, o UpToDate tornou-se uma parte indispensável no trabalho médico em instituições e clínicas no mundo todo e muda a forma como os médicos praticam a medicina. 
 
O UpToDate combina:
 
– Um rigoroso processo editorial com questões médicas revisadas e estruturadas para fornecer respostas aprofundadas e baseadas em evidências.
– Autores médicos renomados mundialmente com formação universitária de prestígio e uma vasta experiência em suas especialidades.
– Tecnologia que suporta a facilidade de uso, velocidade de respostas, rigor das recomendações, fácil integração ao fluxo de trabalho médico, sistema sempre em funcionamento e créditos para Educação Médica Continuada.

Fonte: Anahp – 23.06.2015

 
Compartilhe

Você também pode gostar: