Quais são os caminhos da transformação digital para saúde?

“Transformação digital são as mudanças associadas com a aplicação de tecnologia digital em todos os aspectos da sociedade humana”. A simples citação da Wikipedia ajuda a compreender como o conceito pode revolucionar a vida das pessoas – e os hospitais, nascidos analógicos – ainda estão no começo da descoberta do caminho rumo à esta transformação.

Esse foi um dos pontos centrais do Café da Manhã Anahp, realizado nesta quinta-feira (15), que reuniu profissionais da área hospitalar para assistir a palestra “Digital Transformation” ministrada por Mauricio Barbosa, CEO da Bionexo.

O executivo foi categórico ao afirmar que todas as entidades que não nasceram digitais necessariamente buscarão o caminho para transformação digital. Nos hospitais, essa transformação terá que acontecer considerando os diferentes públicos: médicos, pacientes, operadoras, fornecedores, laboratórios, familiares.

E se enganam aqueles que restringem a discussão apenas ao prontuário eletrônico do paciente. “O prontuário digital é só um elemento – extremamente relevante – da transformação digital”, explicou Barbosa.

Segundo ele, são inúmeras soluções digitais que podem ser incorporadas à vida online do doente desde o agendamento de consultas e exames até o controle de medicamentos de doenças crônicas e desburocratização dos procedimentos com a operadora de saúde.

Já os familiares e amigos, por exemplo, em visita ao doente no hospital, poderiam receber “pushs” ou notificações via celular sobre a igreja ou cafeteria mais próxima. Ou, ainda, pensando naqueles familiares que estão fora da cidade e do país – eles poderiam ter acesso a um boletim médico online para acompanhar a saúde do paciente internado.

Para o executivo, muitas são as soluções que podem ser implantadas, porém, é preciso que o conceito pertença à estratégia do hospital e não apenas ao corpo técnico e gerencial das entidades. “Os líderes precisam estar digitalmente transformados”.

Para isso ocorrer, é necessário listar os desafios e fazer uma proposta para a “digital health journey”, o que inclui eleger o tema como estratégico dentro da entidade; construir uma curadoria colaborativa de transformação digital; identificar mecanismos de financiamento; e o lançamento da plataforma digital.

O caminho da Bionexo

De olho nas oportunidades de transformação digital dentro dos hospitais, a Bionexo, conhecida tradicionalmente pela plataforma de compras hospitalares, lançou neste ano a WhizHealth – uma aceleradora de startups de soluções digitais para a saúde. A aceleradora atua como um canal para que os hospitais conheçam essas soluções: identifica as empresas no mercado, seleciona e, após essa fase, ajuda as empresas a terem suas soluções testadas dentro dos hospitais.

Compartilhe

Você também pode gostar: