Projetos Genoma Humano e Educação Digital viabilizados pela Computação em Nuvem

IMG-20151119-WA0007 f8723O Café da Manhã Anahp desta quinta-feira, 19 de novembro, abordou o tema “Projetos Genoma Humano e Educação Digital viabilizados pela Computação em Nuvem”. Organizado pela Anahp e pela Cisco Systems, principal fornecedora de Infraestrutura de Redes e Comunicação do país, o evento contou com as apresentações de Julio Faerman, Relacionamento com Desenvolvedoras da Amazon, e Daniel Heller, Sócio e Diretor Responsável pela Unidade de Negócios em Saúde da empresa Teltec Solutions.

Voltada a pesquisadores, diretores financeiros, gestores das áreas de educação continuada, recursos humanos, tecnologia da informação e qualidade, a programação trouxe discussões sobre: redução de custos e agilidade da computação em nuvem; o uso de uma plataforma digital para a gestão e publicação do conhecimento gerado na instituição; a computação em  nuvem como ferramenta para aumentar a eficiência organizacional, entre outros.

O objetivo do evento foi abordar a importância do serviço de nuvem para armazenar, analisar e compartilhar grandes quantidades de dados, tornando mais fácil para pesquisadores encontrar respostas entre um universo de informações.

“A computação em nuvem proporciona uma séria de serviços e inovação, que permite preços mais competitivos, agilidade e um novo patamar de armazenamento de informações”, comenta Julio. O palestrante ainda ressalta que essa tecnologia aumenta a produtividade e a eficiência operacional do desenvolvedor.

Julio também compartilhou as soluções da Amazon para computação em nuvem e os dados disponíveis que podem ser utilizados para estudos e pesquisas.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir um vídeo sobre a participação de Pedro Galante, Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Bioinformática do Instituto Sírio-Libanês, durante evento da Amazon.  Fundado em Junho de 2011, o Grupo de Bioinformática do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa tem o objetivo de realizar pesquisa na área de bioinformática, focada em genômica e transcriptômica de modelos biológicos normais ou patológicos, sobretudo relacionados ao câncer. 

A Bioinformática é uma área recente e formada, principalmente, pela intersecção da Ciência da Computação com a Biologia e a Medicina. Na prática, a Bioninfomática possibilita um estudo sistemático e em larga escala de diversos processos biológicos básicos e/ou relacionados à patologias. O grupo conta com uma equipe de pesquisadores, alunos e técnicos com formação diversificada e multidisciplinar. Além disso, possui boas colaborações com grupos de pesquisa no Brasil e no exterior. 

A respeito de como o Instituto vem se beneficiando da computação em nuvem, o pesquisador afirma que esse tipo de tecnologia é a mais adequada a processar a quantidade de dados do genoma em um tempo viável, uma vez que são muitos terabytes de informação. “Os dados estão transformando a forma como pensamos, e a computação em nuvem revolucionando a forma de fazermos pesquisa no Instituto Sírio-Libanês”, afirmou.

Segundo Daniel, houve um grande avanço na geração de informações. O que antes levava mais de 10 anos para ser feito, hoje pode ser realizado em apenas uma semana, gerando terabytes de dados.

“É aí que entra a computação em nuvem, uma computação estável, robusta e flexível, adequada para extrair conhecimento”, sintetizou Pedro. Em sua opinião, o genoma e a computação em nuvem fazem parte do futuro da pesquisa médica e medicina, podendo em breve revolucionar a forma como lidamos com esses dois assuntos. 

Fonte: Anahp
Compartilhe

Você também pode gostar: