Prevenção de úlcera por pressão: Quando iniciar?

 
Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 23 de agosto, reuniu mais 80 pessoas para discutir melhores práticas para a prevenção e tratamento de Úlceras por Pressão (UPP).

Linet 2 e147a

Uma das consequências mais comuns, resultante de longa permanência em hospitais, é o aparecimento de alterações de pele. A incidência aumenta proporcionalmente à combinação de fatores de riscos, dentre eles, idade avançada e restrição ao leito.

Diferentemente de boa parte das alterações de pele, a úlcera por pressão (UPP), no entanto, é uma grande preocupação para os serviços de saúde, pois a sua ocorrência causa impacto tanto para os pacientes e seus familiares, quanto para o próprio sistema de saúde, com o prolongamento de internações, riscos de infecção e outros agravos evitáveis.

Ciente da importância do tema para as instituições de saúde, “Prevenção de úlcera por pressão: Quando iniciar?” foi o tema do Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 23 de agosto, evento que contou com a participação da enfermeira Katerina Jansova, Especialista em Terapia Intensiva e Clinical Coach da Linet. A palestrante abordou a patologia das úlceras por pressão, seus diferentes estágios e como podemos prevenir as UPPs.

“Para a equipe de enfermagem, um paciente que sofre de úlceras por pressão significa uma carga maior de trabalho e, ao mesmo tempo, maior tempo de internação para o paciente no hospital, além de complicações. No entanto, as úlceras por pressão podem ser eficazmente combatidas e a sua incidência está diretamente correlacionada com a qualidade do cuidado e da instalação”, explica Katerina.

Linet 1 6a4f5Segundo dados da National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), EUA, a prevalência de UPP em hospitais é de 15% e a incidência é de 7%. No Reino Unido, casos novos de UPP acometem entre 4% a 10% dos pacientes admitidos nos hospitais. No Brasil, embora existam poucos trabalhos sobre incidência e prevalência de UPP, um estudo realizado em um hospital geral universitário evidenciou uma incidência de 39,81%. Dados de 2011 do Centers for Disease Control and Prevention, demonstram que as úlceras por pressão são a causa direta da morte de 60.000 vítimas por ano nos Estados Unidos.

Katerina chama a atenção para a necessidade de treinar a equipe de saúde sobre a prevenção e tratamento de úlceras por pressão e reforça a importância de proporcionar suporte focado no processo de cura, como colchões especiais, capas e auxílios compensatórios, além do reposicionamento do paciente em intervalos regulares, fundamentais para a prevenção e tratamento de úlceras por pressão.

Fonte: Anahp – 23.08.2016
Compartilhe

Você também pode gostar: