Os desafios na gestão de leitos de longa permanência

Pesquisa inédita da Anahp avalia como os hospitais no Brasil se preparam para atender à crescente demanda por vagas para pacientes crônicos

Captura de Tela 2015-06-10 as 16.51.37 ec693A longa permanência de pacientes é um problema que atinge a maioria dos hospitais do país. Entre os fatores para essa tendência do setor, que abrange, sem distinção, as redes pública e privada de saúde, estão as mudanças no perfil demográfico e epidemiológico da população, a recusa de desospitalização por parte das famílias, dificuldades no relacionamento com as fontes pagadoras, negativas e demora no processo de liberações de convênios para instituições de longa permanência, entre outros.

A urgência do tema motivou a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados a debater esse assunto em seus grupos de trabalho, formados por representantes dos principais hospitais privados de excelência do Brasil. Foi o início de um processo que posteriormente deu origem a uma pesquisa junto aos hospitais associados à entidade, e que avaliou as ações e ferramentas desenvolvidas para monitorar a longa permanência de pacientes nessas instituições.

Para enriquecer ainda mais a análise, a Anahp acionou seu Núcleo de Estudos e Análises – NEA, que cruzou os dados da referida pesquisa com informações do Ministério da Saúde, da literatura e de experiências internacionais, criando um retrato sobre os desafios e perspectivas que a gestão de leitos de longa permanência reserva aos hospitais brasileiros.

Veja como outros hospitais estão lidando com a gestão de leitos de longa permanência na reportagem completa, publicada na Revista Panorama, edição de Maio/ Junho: https://anahp.com.br/produtos-anahp/panorama/panorama-mai-jun-2015

 
Compartilhe

Você também pode gostar: