Livro Branco traz propostas para sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro


Propostas de melhoria para a saúde brasileira, elencadas a partir da trilha de três pacientes com doenças crônicas em um sistema de saúde que funciona, conduzem o “Livro Branco: Brasil Saúde 2019, Saúde & Cuidados do Amanhã”, lançado pela Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados

O objetivo da publicação é promover a ideia da assistência personalizada, integrada e acessível a todos os brasileiros, ou seja, um sistema organizado e capaz de fornecer soluções para as necessidades da população perante seus desafios nos níveis sociais, mentais e físicos, sempre com foco na prevenção.

As jornadas e experiências de Ana, João e Teresa, com diferentes condições clínicas, sociais e mentais, foram desenhadas a partir de parceria firmada entre a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados e a Universidade Erasmus, na Holanda.

As narrativas estão vinculadas aos serviços de saúde e cuidados do amanhã naquele país, e apontam caminhos que podem servir de inspiração para alavancar a qualidade de atendimento e prevenção oferecida aos brasileiros.

O diferencial é que as trilhas dos três personagens trazem à luz aspectos do sistema de saúde e cuidados do futuro em nível micro, baseados em princípios, novos caminhos e tecnologias que podem capacitar a todos, tanto no setor privado quanto no setor público de saúde, dando suporte à implementação do Sistema de Saúde & Cuidados do Amanhã.

Por meio das histórias dos três personagens, os papéis dos prestadores de serviços de saúde, bem como a importância da tecnologia e da inovação como formas de viabilizar interação mais efetiva e eficaz entre paciente e sistema são apresentadas.

Além disso, as jornadas também destacam que não só as organizações e cuidados formais, mas também a família, os empregadores, a escola e a vizinhança são agentes protagonistas no processo de cuidados integrados centrados nas pessoas. 

Livro Branco: Brasil Saúde 2019, Saúde & Cuidados do Amanhã
O “Livro Branco: Brasil Saúde 2019, Saúde & Cuidados do Amanhã”, da Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados – é apresentado em dois volumes, sendo um caderno conceitual e outro de propostas.

O de propostas traz 12 ações para a sustentabilidade do sistema de saúde no nosso país:
01. Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando a coordenação e a integração entre os setores público e privado.
02. Aumentar o volume e a eficiência na aplicação de recursos públicos para a saúde.
03. Ampliar a participação do setor privado na formulação e implantação das Políticas Nacionais de Saúde.
04. Fomentar a inovação científica e tecnológica em saúde.
05. Incentivar o investimento privado na área da saúde.
06. Estimular políticas justas de remuneração de serviços de saúde e vinculadas à qualidade e ao desempenho assistencial.
07. Desenvolver um modelo assistencial integrado com foco no paciente e na continuidade dos cuidados.
08. Criar um sistema nacional de avaliação da qualidade em saúde.
09. Desenvolver redes assistenciais integradas entre os setores público e privado.
10. Melhorar a formação, distribuição e a produtividade dos recursos humanos.
11. Investir em infraestrutura e tecnologia adequada à evolução da medicina e aos novos perfis de pacientes.
12. Desenvolver um plano de ação público-privado para a informatização, integração e interoperabilidade dos sistemas de informação.

Para a formulação das propostas foram efetuados vários estudos de sistemas de saúde no mundo, além do holandês, análises do atual modelo no Brasil e várias reuniões e grupos focais, que culminaram em modelo esquemático do sistema de saúde, que contempla 10 eixos interligados e divididos em três níveis de gestão, que facilitam o entendimento sobre como as 12 ações propostas pelo Livro Anahp foram definidas:

Nível 1 – Macro-Gestão:
01 – Regulação e financiamento geral do sistema
02 – Políticas públicas de saúde
03 – A saúde como modelo produtivo e de desenvolvimento econômico

Nível 2 – Meso-Gestão
04 – Modelo de remuneração
05 – Modelo assistencial
06 – Modelo de gestão
07 – Modelo organizacional

Nível 3 – Micro-Gestão
08 – Recursos Humanos
09 – Infraestrutura e equipamentos
10 – Tecnologias da Informação e da Comunicação

O trabalho também levou em consideração que a saúde é uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e no mundo, representando mais de 9% do PIB do país em 2015, e gerando mais de 4,3 milhões de empregos diretos em 2009, de acordo o IBGE.

Em 2017, segundo estimativas da Anahp, apenas as atividades de atendimento hospitalar empregavam formalmente quase 1,2 milhão de trabalhadores. Além disso, a importância para a sociedade eleva a sua prioridade nas agendas pública e privada.

Vale ressaltar que a publicação não representa uma abordagem setorial. O ponto de partida do “Livro Branco: Brasil Saúde 2019, Saúde & Cuidados do Amanhã” é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a coordenação e integração entre seus setores público e privado. A cooperação planejada, baseada em uma rede integrada de cuidados contínuos, é fundamental para a prestação de serviços de saúde.

Compartilhe

Você também pode gostar: