Impacto dos Erros com Medicação no Cuidado ao Paciente e nos Custos dos Hospitais

WK 24nov2 5a41d
O Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 24 de novembro, abordou o tema “Impacto dos Erros com Medicação no Cuidado ao Paciente e nos Custos dos Hospitais”. Organizado pela Anahp e pela Wolters Kluwer, líder global em serviços profissionais de informação e empresa que fornece soluções que auxiliam profissionais e pesquisadores da área da saúde a tomar melhores decisões clínicas desde o diagnóstico ao tratamento, o evento contou com a apresentação de Rogerio Ronculato, Gerente Regional de Vendas para a América Latina da divisão de Health da empresa Wolters Kluwer.

O especialista analisou os impactos nos custos de erros de prescrição, fez recomendações de como manter a equipe atualizada em conhecimentos sobre medicamentos e abordou a redução do esforço na Farmácia Clínica por meio de ferramentas que auxiliem a decisão clínica, fornecendo dados e alertas que subsidiam as equipes com informações sobre os medicamentos.

“A padronização de informação sobre a droga em todas as plataformas e para todos os prestadores de cuidados de saúde ajuda a criar consistência. Também ajuda os profissionais de saúde a melhorarem a comunicação e reduzirem a confusão causada por informações conflitantes, levando a assistência ao paciente de modo mais seguro e mais eficaz. Por isso é fundamental fornecer aos médicos ferramentas on line ou integradas ao sistema do hospital que sejam de fácil uso e que estejam alinhadas com os alertas de medicação gerados dentro do seu EHR ou aplicação clínica”, afirma.

Segundo Rogerio, um estudo detectou que 2 em cada 3 consultas geram dúvidas e que os médicos recebem em média 11 perguntas clínicas por dia. Ainda de acordo com o levantamento, dessas perguntas, 60% não são respondidas.

WK cafe24nov c6185Outro sinal de alerta são os erros com medicamentos. Ele afirma que as principais causas são: Dispensar medicamento e/ou dosagem errado; interpretar mal a prescrição médica e não confirmar com o médico; não fornecer orientação clara ao paciente; prescrição de medicamentos errados; confundir o nome de uma droga com outro; prescrever a formulação errada; uso off-label de medicamentos; incompreensão das instruções de medicação; não cumprir com o regime de dosagem; não interpretar as reações adversas aos medicamentos; erro na preparação de medicamentos; dar o medicamento, dose, diluição ou formulação errado; erros na administração, entre outros.

“Há muitos benefícios provenientes do suporte à decisão clínica. Aumenta a segurança do paciente, ajuda na redução de erros com medicação, permite maior controle das medicações, auxilia na obtenção e manutenção de certificações, além de outras”, explica.

Compartilhe

Você também pode gostar: