HPE debate o potencial do Big Data e Analytics no setor de saúde

Explorar o potencial da enorme quantidade de dados no setor de saúde, extrair inteligência dos dados e transformá-los em informações, ajudar os hospitais a utilizarem as informações de uma forma mais inteligente e integrada. Esse foi o principal ponto da apresentação de Gustavo de Jesus, Analytics & Data Management, da Hewlett Packard Enterprise (HPE), em palestra na sede da Anahp, na última terça-feira (4/10).

Tradicionalmente um grande produtor de dados, que englobam desde informações do genoma até indicadores sobre saúde pública da população, o setor de saúde ainda não explora o potencial dos seus dados: 90% dos dados do setor não são explorados para indicadores-chave e análises, de acordo com Jesus.  

As oportunidades para o setor, segundo o executivo, incluem a integração de diferentes bases de dados; exploração dos dados do genoma; dados clínicos que não são estruturados com eficácia; falta de nomenclatura padronizada; preferências distintas de terminologia entre outros.  A ideia é que as empresas passarão por uma transformação digital e deixarão o tradicional modelo de hoje, que ainda prioriza a análise de dados do passado e informações internas, para alcançarem um modelo orientado pelos dados, o que inclui também a incorporação da internet das coisas.

Por fim, o executivo apresentou cases de diferentes partes do mundo para mostrar como as soluções da HPE já são aplicadas nesses locais. Entre os exemplos estão o Lucile Packard Children’s Hospital, dos Estados Unidos, e o Canterbury District Health Bureau, na Nova Zelândia.

Clique aqui e acesse os vídeos sobre os cases e também a apresentação. 

Compartilhe

Você também pode gostar: