Hospitais investem em Inovação e Criatividade no ambiente de trabalho

Com programas que estimulam a expressão criativa dos colaboradores, instituições aumentam o engajamento de suas equipes, melhoram o clima organizacional e criam processos e serviços mais eficientes e inovadores

Criatividade c245dA satisfação de um colaborador com o seu trabalho, já há bastante tempo, não se limita mais à questão salarial. Remuneração,
bônus e benefícios adicionais têm grande relevância, é claro,
mas formas indiretas de motivação, como a disposição da empresa em ouvir o funcionário, o reconhecimento da instituição à sua participação e um bom ambiente de trabalho, geram tanta satisfação quanto as ações de apelo exclusivamente financeiro.

Para o colaborador que dispõe de um canal de comunicação com a empresa há um sentimento de pertencimento, integração e orgulho pelo trabalho e pelas realizações alcançadas. Para as empresas, o cenário econômico atual, marcado pela acirrada competição, exige que criem constantemente novas formas de encantar o cliente e se adaptar rapidamente às demandas de seus mercados. Para ambos, a expressão da criatividade é benéfica, estratégica e necessária.

Consultores em clima organizacional afirmam ser fundamental que os profissionais busquem expandir
e exercitar suas habilidades criativas, potencializando competências, mas acima de tudo, é papel do empregador criar condições para que a criatividade e a inovação sejam expressas em suas organizações.

No Brasil, alguns hospitais já entenderam as vantagens de investir em criatividade e inovação e conceberam ambientes orientados para a geração e valorização de ideias inovadoras entre os colaboradores.

Desde 2014, o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) conta com uma Diretoria de Inovação, criada com o objetivo de intensificar
o desenvolvimento e implantação de estratégias voltadas para o tema inovação. Uma das áreas da Diretoria, o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), atua como canal de recebimento de ideias de todos os colaboradores. O CIT disponibiliza ferramentas
e presta assessoria técnica a funcionários, possibilitando a convergência de ideias, recursos e pessoas para a geração de novos produtos, processos e negócios na área da saúde.


“A Diretoria é responsável por disseminar a cultura de
inovação por meio de cursos de propriedade intelectual
e inovação para os gestores, além de atividades como
workshops de criatividade e design thinking, envolvendo profissionais de todos os níveis da organização. Há uma participação ativa dos colaboradores e o feedback é tipicamente positivo.
Em 2014, apenas no primeiro ano da Diretoria, 37 propostas
foram submetidas a análise”, afirma José Claudio Terra, Diretor Executivo de Inovação e Gestão do Conhecimento do Einstein.

Segundo o Diretor, antes da criação do CIT, ideias de colaboradores já haviam gerado grandes resultados ao hospital, daí a vontade
da instituição em criar um programa dedicado ao tema.

“Dentre outros cases, destaca-se a Hemolenta, uma solução utilizada
na terapia contínua de substituição renal, que teve o pedido de patente em 2006 e foi licenciada em 2012 para uma das maiores indústrias farmacêuticas nacionais do país. A nova composição permite uma economia de aproximadamente 400 horas por
mês quando comparada com a manipulação comum”, revela.

Veja a reportagem completa, publicada na Revista Panorama, edição de Maio/ Junho: https://anahp.com.br/produtos-anahp/panorama/panorama-mai-jun-2015

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