GPO: Uma alternativa para alavancar o poder de compra nos hospitais

Engeform traz especialista para falar sobre as vantagens dos grupos de compras para o setor hospitalar

IMG-20160830-WA0006 8df7f
Group Purchasing Organization (GPO) foi o tema do Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 30 de agosto. O evento reuniu cerca de 80 pessoas e contou a participação de Leonardo Alexander, Sócio Diretor da Procurement Garage, compartilhando a experiência da consultoria com a modalidade.

“O GPO foi criado para alavancar o poder de compra de um grupo de empresas. Trata-se de uma alternativa interessante para obter ganho de escala, sinergia e melhores negociações com base no poder de compra coletiva”, explica Leonardo.

“O GPO ainda tem obrigação de estar sempre antenado em relação às informações de mercado, para avaliar o risco do fornecedor, supervisionar o processo de cotação, gerenciar o contrato final e o relacionamento, sempre trabalhando com transparência e envolvendo os membros da organização”, complementa Leonardo.

Para o palestrante, outras vantagens da negociação por meio dessas organizações são a simplificação do processo de compras e o apoio no planejamento e gerenciamento dos negócios. “O GPO tem o papel de agir como facilitador profissional entre os elos da cadeia”, afirma Leonardo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o GPO tem bastante participação em compras do setor de saúde. De acordo com Leonardo, 80% dos hospitais americanos participam dessas organizações, que ainda são responsáveis por cerca de 50% ou mais
IMG-20160830-WA0010 f9087
 dos gastos farmacêuticos.

Leonardo ainda mencionou o passo a passo para montar um GPO, como a definição da cesta de produtos, coleta de dados, e validação e análise das informações. “A parte mais difícil deste processo é a coleta de dados e a padronização das informações. Muitas empresas têm o mesmo item cadastrado de diferentes maneiras”, comenta.
 
O palestrante ainda comentou que no Brasil já é possível observar algumas tentativas de GPO para hospitais, mas nenhuma iniciativa concreta até então. No entanto, já há várias experiências no ramo da construção civil, nos setores automobilístico e alimentício, entre outras.

Fonte: Anahp – 30.08.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: