Gestão estratégica de custos em um cenário econômico adverso

Planisa1 dd026O Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 29 de setembro, discutiu os efeitos do atual momento econômico do Brasil para o setor Saúde. Organizado pela Anahp e pela Planisa – Planejamento e Organização de Instituições de Saúde, o evento contou com apresentação de Afonso José de Matos, Diretor Presidente da Planisa, e Sérgio Lopez Bento, Diretor de Projetos Especiais da Planisa.

Para eles, o cenário adverso impõe a necessidade de uma gestão ainda mais eficaz dos custos nas instituições de saúde. As informações gerenciais se tornaram ainda mais estratégicas e imprescindíveis aos gestores, pois auxiliam o processo de tomada de decisões nas organizações.

Os palestrantes falaram sobre o ambiente econômico atual, as tendências econômicas para o setor saúde, apresentaram uma proposta de um modelo de avaliação do desempenho hospitalar, bem como falaram sobre o uso do conceito de margem de contribuição para aumentar a competitividade dos hospitais.

“O aumento do desemprego formal, a inflação elevada, a desvalorização cambial e a queda expressiva da arrecadação tributária em todos os níveis do Poder Executivo vão afetar diretamente as redes pública e suplementar de saúde. Redução dos recursos na rede pública, aumento do custo assistencial nas duas redes, diminuição dos beneficiários de planos de saúde, estão entre os impactos. Mas outros também já estão ocorrendo. A desvalorização do real consequentemente leva a uma redução do valor das instituições hospitalares, o que já vem aumentando o apetite de investidores na área da saúde”, afirma Afonso José de Matos, Diretor Presidente da Planisa. 

IMG 8408 47bfeSérgio Lopez Bento acredita que a maioria dos hospitais brasileiros não está preparada para enfrentar um cenário econômico adverso. “Lamentavelmente são poucos os hospitais no país que têm um sistema detalhado de seu serviço, informações gerenciais que auxiliam na tomada de decisão. Em momentos como esses, são eles quem vão sentir mais fortemente o impacto da crise”, disse.

E completou afirmando que “para as organizações que atuam neste segmento, o foco deve ser a busca incessante por ganhos de eficiência e produtividade, procurando gerar internamente, os recursos necessários para obter e ou melhorar seus resultados”. 

Compartilhe

Você também pode gostar: