Educação Médica Continuada: como aplicar o conhecimento científico na prática clínica?

foto2 WK 5c311A medicina baseada em evidências é aquela que se apoia na aplicação do método científico à prática médica. Nesse caso, em provas científicas. O recurso objetiva promover a integração da experiência clínica às evidências disponíveis de modo a incentivar que o médico busque um panorama mais completo sobre determinado caso antes de tomar a sua decisão. Consequentemente, um médico mais bem informado e atualizado oferece tratamentos mais assertivos e seguros a seus pacientes, proporcionando resultados mais eficientes e em um prazo menor.

Para discutir sobre o tema, a Anahp e a Wolters Kluwer Health, empresa especializada em serviços de informação para a Saúde, ofereceram, na manhã desta terça-feira (10/05), o Café da Manhã “Educação Médica Continuada: como aplicar o conhecimento científico na prática clínica?”.

Na ocasião, foi apresentada uma solução para auxiliar os profissionais e hospitais, proporcionando o cuidado adequado à beira leito: o UpToDate®. O recurso oferecido pela Wolters Kluwer foi apresentado aos visitantes por Juliana Gomes, Account Manager da UpToDate Wolters Kluwer, e Dr. Cleber Mazarro, Diretor Cínico e Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital e Maternidade Brasil, instituição pertencente à Rede D’Or, que contou sobre a aplicação da ferramenta em seu hospital.

Segundo Juliana, uma das principais vantagens do software é a sua base de dados. Ela revelou que para cada indicação ou registro de evidência clínica publicada na ferramenta, foram localizados e ouvidos especialistas das regiões mais impactadas por aquele fenômeno específico. Isso faz com que a cada consulta no software o profissional de saúde se depare com a opinião clínica mais adequada a cada caso.

“Todos os dias os médicos tomam decisões cruciais. É uma grande pressão. Além disso, no ritmo em que as técnicas e conhecimentos clínicos evoluem, é muito difícil se manter atualizado. Pensando nisso, o UpToDate conta com mais de 6 mil médicos em todo o mundo, que formam o nosso corpo docente responsável por registrar as recomendações na ferramenta”, explica.

Para o Dr. Cleber Mazarro, o UpToDate é um grande facilitador para uma educação continuada nas instituições hospitalares, pois ele está inserido no dia a dia do médico. “Nós já contávamos com processos internos de educação continuada, mas a flexibilidade do UpToDate, que pode ser acessado no ambiente de trabalho e em casa (por aplicativo de celular) tornam essa busca por conhecimento mais natural”, opina.

“O fato de cada evidência vir acompanhada de fonte instiga os profissionais a se aprofundarem no estudo apresentado. Além disso, criamos estímulos para que os médicos interajam com a ferramenta e mantemos gerenciamento para acompanhar a quantidade de uso e os profissionais que mais a utilizam. Outro importante fator é a classificação de nosso corpo clínico de acordo com seu engajamento com a instituição e seu nível de conhecimento. Profissionais mais bem preparados são melhor remunerados do que os outros. Isso é outra forma de incentivá-los”, complementa.

Juliana destaca a importância de ampliar horizontes na hora de tomar uma decisão clínica. “Pesquisas indicam que médicos têm em média 11 dúvidas clínicas por dia. Responder a todas essas questões clínicas podem mudar de 5 a 8 decisões sobre tratamentos a pacientes a cada dia. Não é apenas confirmar uma opinião já existente do médico. A ferramenta contribui a tal ponto que tem real impacto sobre a decisão do médico”, afirma.

Saiba mais sobre o UptoDate

Ao combinar conhecimentos médicos com tecnologia inovadora, o UpToDate tornou-se uma parte indispensável no trabalho médico em instituições e clínicas no mundo todo e muda a forma como os médicos praticam a medicina. 

O UpToDate combina:

– Um rigoroso processo editorial com questões médicas revisadas e estruturadas para fornecer respostas aprofundadas e baseadas em evidências.

– Autores médicos renomados mundialmente com formação universitária de prestígio e uma vasta experiência em suas especialidades.

– Tecnologia que suporta a facilidade de uso, velocidade de respostas, rigor das recomendações, fácil integração ao fluxo de trabalho médico, sistema sempre em funcionamento e créditos para Educação Médica Continuada.

Fonte: Anahp – 10.05.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: