Cuidar de quem Cuida! Como as Áreas de Desenvolvimento Humano estão diversificando seus benefícios para atrair e reter talentos

IMG 4366 db12cO Café da Manhã Anahp desta terça-feira, 06 de outubro, abordou o tema “Cuidar de quem Cuida! Como as Áreas de Desenvolvimento Humano estão diversificando seus benefícios para atrair e reter talentos”. Organizado pela Anahp e Sodexo, o evento contou com a apresentação de Renato Roschel, psicólogo e administrador hospitalar com mais de 15 anos de experiência e gerente comercial na OPTUM, empresa global especializada na prestação de serviços de prevenção e atendimento psicossocial a funcionários de pequenas e grandes companhias.

Na ocasião, o palestrante exibiu os benefícios do EAP – Programa de Assistência ao Empregado e apresentou o Sodexo Apoio Pass, produto desenvolvido a partir de uma parceria entre a OPTUM e a Sodexo, que se trata de um serviço inspirado no EAP de orientação jurídica, psicológica, social e financeira para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores das empresas e de seus familiares.

Segundo Renato, um dos principais desafios das empresas hoje é enfrentar o presenteísmo, termo usado para identificar o colaborador que esta presente no seu local de trabalho porém não é produtivo ou engajado. Alguns dos fatores que levam a este quadro são externos, como conflitos familiares, financeiros (dívidas), problemas jurídicos, entre outros. 

“Nos Estados Unidos o EAP já existe há 70 anos. Lá, mais de 90% das empresas oferecem este benefício a seus colaboradores. Além de proporcionar bem-estar ao trabalhador, o programa acaba sendo estratégico também para os gestores da companhia e RH. Isso porque são criados relatórios gerais sobre as principais queixas ou problemas relatados pelos colaboradores, ajudando-os a traçar ações de endomarketing, por exemplo”, afirma. 

Outro ponto discutido foi o custo de uma implementação do programa. “O investimento é incrivelmente baixo em relação ao benefício que oferece, como redução de turnover, retenção de talentos, melhoria do estado de saúde física e mental. Representa cerca de 1% do que é pago em média pelas empresas nos planos de saúde de seus colaboradores”.

Compartilhe

Você também pode gostar: