Certificação Digital na nuvem diminui barreiras nos hospitais

 

Café soluti 28b31
Certificação digital ainda é um assunto complexo para muita gente e no setor de saúde este cenário não é diferente. Para sanar as dúvidas e explicar mais sobre esta tecnologia cada dia mais comum no ambiente hospitalar, o Café da Manhã Anahp reuniu, nesta quinta-feira (08/09), executivos de TI do setor de saúde para participar da palestra “Simplificando a Certificação Digital” realizada por Júlio Mendes, Gerente Comercial da Soluti.

Mendes, que enfatiza o objetivo da empresa de simplificar o conceito de certificação digital no mercado, contou que uma das principais dificuldades para adesão desta tecnologia no meio hospitalar são os diferentes modelos adotados pelas instituições, com padrões de assinatura e acesso variados.

Outros problemas apontados pelo executivo são o alto investimento em mídias, seja com o HSM ou leitora de cartões; a gestão dessas mídias, o que invariavelmente significava alta demanda de suporte com quebra ou falha de equipamento; enfim, uma série de fatores que torna a solução custosa para as entidades e complexa para o principal usuário dentro das instituições de saúde: o corpo-clínico.

“Há problemas com tecnologia.  O médico não vai ligar no suporte para resolver o problema com o token, por exemplo, ele simplesmente pedirá a prancheta de volta para fazer suas anotações no papel”, relatou o executivo. “Profissionais de saúde não têm tempo”, acrescentou.

Ao identificar em seus associados a necessidade da utilização da certificação digital de forma mais efetiva, a Anahp buscou soluções junto às certificadoras existentes no mercado e foi com a Soluti que a entidade conseguiu resolver a questão: oferecer a solução na nuvem e também na opção on-premise.

Os benefícios da solução estão na simplificação do acesso -o profissional que atende em diferentes locais de trabalho não precisa aprender e administrar diferentes formas de operar a tecnologia – questão apontada por Mendes como uma das principais barreiras de entrada da solução nos hospitais. Entre as vantagens também estão a agilidade, redução de custo e economia de papel; o fácil acesso via tablets, computadores ou mesmo o smartphone; a disponibilização de único certificado digital para os hospitais da mesma rede, entre outras.

A solução já está disponível para os hospitais que utilizam o Philips Tasy e, em breve, poderá ser utilizado em integração com os outros sistemas de gestão hospitalar.

 

Compartilhe

Você também pode gostar: