Café da manhã discute certificação digital na nuvem

Um dos principais obstáculos para o uso pleno do prontuário eletrônico nos hospitais é a forma de utilização da certificação digital. Assim, promover o uso seguro da certificação digital em nuvem – mais fácil de usar do que as versões convencionais – ajuda os hospitais na digitalização das informações médicas de forma mais eficiente. Essa é uma das conclusões da palestra “No mundo da nuvem – inovando a assinatura digital no segmento saúde”, promovida pela Soluti, durante Café da Manhã realizado pela Anahp.

“A gente brinca que o prontuário eletrônico ‘não pegou’ por conta do certificado digital”, afirmou Julio Mendes, Diretor Comercial da Soluti, durante o evento.  A maior prova dessas barreiras, segundo Mendes, são os prontuários que ainda precisam ser impressos em algumas instituições.

Os tipos de certificação existentes do mercado também dificultam sua adesão, pois existem diferentes modelos adotados pelas instituições, com padrões de assinatura e acesso variados, segundo o executivo.

Uma das soluções encontradas pela empresa – juntamente com a Anahp – foi desenvolver uma certificação digital na nuvem. O Certillion Cloud Saúde é um serviço para assinatura digital de documentos do segmento de saúde, com validade jurídica. Uma vez na nuvem, a solução dispensa o investimento em equipamentos e infraestrutura, além de ser facilmente integrada aos sistemas hospitalares.  

“O problema da certificação era a utilização, pois é necessário o engajamento do usuário. Não faz sentido o usuário não usar a nuvem a favor”, explicou Mendes, acrescentando que a solução já está em uso em diferentes hospitais, entre eles a nova unidade do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Compartilhe

Você também pode gostar: