Anahp discute inovação na saúde em evento do Consulado de Israel

Em iniciativa que reuniu lideranças de hospitais e associações da saúde, entidade apresentou suas propostas para uma política de inovação no setor

Carlos2 baixa e66e7

A manhã da última quinta-feira, 12 de fevereiro, foi marcada por um debate importante sobre inovação no sistema de saúde do Brasil. As discussões aconteceram no Hospital Israelita Albert Einstein durante o evento “Brasil-Israel: Integração de inovação no setor de saúde”, organizado pela Missão Econômica do Consulado de Israel e apoiado pela Anahp – Associação nacional de Hospitais Privados.

Convidados como Claudio Lottenberg, Presidente da Sociedade Israelita Albert Einstein, Franco Pallamolla, Presidente da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratório), Carlos Figueiredo, Diretor Executivo da Anahp e Boaz Albarane, Cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado de Israel em São Paulo estiveram presentes.

Carlos Figueiredo analisou o atual cenário da Saúde no Brasil e exibiu as propostas da Anahp para o aprimoramento da atenção à saúde nacional. “Entregamos às principais autoridades do país o Livro Branco, um documento composto por 12 propostas que a Anahp e seus associados consideram ser essenciais à sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, e entre elas está a importância de fomentar a inovação científica e tecnológica em saúde . O Einstein foi um dos hospitais pioneiros a implementar programas de inovação, mas precisamos que este movimento ocorra em uma escala muito maior, em todo o Brasil”, disse.

País jovem, com apenas 66 anos e 8 milhões de habitantes, Israel é um país de território pequeno e recursos naturais escassos, mas enorme no que tange a sua capacidade de inovação. Possui PIB de 291,5 bilhões, tem a terceira melhor infraestrutura científica do mundo e foi eleito o segundo melhor país para uma startup – atrás apenas dos Estados Unidos. Com este cenário, não é surpresa que Israel ocupe a primeira posição em ranking mundial per capita dos países que mais criam patentes de produtos para a saúde.


“Novos modelos de atenção à Saúde precisam ser pensados no longo prazo e as esforços da Anahp vão neste sentido, em contribuir por uma revisão do sistema vigente. Esta é uma área dinâmica e que exige este tipo de reflexão. A aproximação do Brasil com países como Israel, nação reconhecidamente inovadora e uma referência na Saúde, é promissora e necessária”, afirmou. 


VIAGEM PROGRAMADA

ABIMO essa Baixa 49724

Franco Pallamolla, Presidente da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratório), afirmou que em breve a ABIMO fará uma Missão Comercial a Israel e defendeu a aproximação comercial entre os dois países. 

“Não é crível que o Brasil ainda importe produtos de baixa ou média complexidade tecnológica ao invés de produzi-los. A compra de tecnologia de outros países é um modelo que funciona bem em outras nações e que poderia acelerar o nosso desenvolvimento neste campo. A inovação é o motor para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro”, destacou o Presidente da ABIMO.

Pallamolla ainda ressaltou o papel estratégico que o Brasil pode adquirir para Israel. “Temos hoje o maior sistema de saúde do mundo e Israel um dos melhores polos de inovação do planeta. Ambos podem ganhar com esse intercâmbio. O Brasil pode se tornar a plataforma de entrada das tecnologias israelenses na América Latina”, analisa.

BOM PARA TODOS

Cláudio Lottenberg, Presidente da Sociedade Israelita Albert Einstein, anunciou que o Hospital Israelita Albert Einstein está criando uma plataforma de inovação que contribuirá com os pacientes do hospital e com a saúde do Brasil.

ClaudioLottenberg baixa de27a“Estamos investindo muito em pesquisa e em políticas de valorização de nossos talentos humanos. Pessoas com espírito científico e criativo de todas as áreas do hospital estão sendo incentivadas a participarem deste processo, a partir de diversas ações e eventos. Com o público externo, uma de nossas principais iniciativas é o ‘Circuito Einstein de Startups’, um espaço para a divulgação de startups sem custos para os participantes selecionados”, explicou.

Lottenberg ainda avaliou os benefícios que movimentos inovadores dentro das instituições hospitalares podem proporcionar aos hospitais. “Estamos trabalhando em um modelo de inovação aberta, ou seja, aplicando uma filosofia de atuação em rede. Um hospital que gera e proporciona inovação torna-se um centro médico de desejo, atraindo mais pacientes, e também aumenta seu vínculo com a equipe médica, que  sabe que lá poderá ampliar seus conhecimentos e desenvolver sua carreira”, enfatiza.

 
Compartilhe

Você também pode gostar: