Café da Manhã discute controle de infecção hospitalar

Controlar as Infecções Relacionadas com Atendimento à Saúde, ou IRAS, é uma prática de extrema importância para hospitais que queiram efetivamente melhorar seus indicadores de desfecho. Por isso a One Source, em parceria com a Anahp, promoveu na terça-feira (24) um Café da Manhã sobre o tema. Além dos especialistas da empresa, participaram membros do time assistencial do Hospital do Coração – HCor, que está atualizando o seu banco de dados para controlar o risco de IRAS.

A One Source comercializa um sistema que busca aperfeiçoar processos principalmente de centrais de materiais e esterilização como forma de prevenir infecções relacionadas com atendimento à saúde. Segundo Pedro Mathiasi Neto, infectologista responsável pelo Serviço de Controle de Infecção do HCor e mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela EPM, no Brasil há 14% da ocorrência de infecção hospitalar.

Nos EUA, por sua vez, um em cada 25 pacientes (4%) admitidos em hospitais apresentam ao menos um episódio de infecção relacionada à assistência. Cerca de 70% são passíveis de prevenção, provando que esses índices podem ser severamente diminuídos.

No HCor, a controle de infecção e resistência bacteriana considera quatro pilares: higienização das mãos, uso racional de antimicrobianos, métodos de barreira (isolamento e precauções) e limpeza do ambiente.

Confira, no arquivo abaixo, a apresentação feita durante o Café da Manhã Anahp com a One Source o HCor.

Compartilhe

Você também pode gostar: