Apresentação

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) é a entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do País. Criada em 11 de maio de 2001, a Anahp nasceu para defender os interesses e necessidades do setor e expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar, favorecendo a todos os brasileiros.

Hoje, presente em todas as regiões brasileiras, a Associação ocupa uma função estratégica no desdobramento de temas fundamentais à sustentabilidade do sistema e está preparada para fortalecer o relacionamento setorial e contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no País.

Enquanto entidade cidadã, A Anahp acredita que a saúde é o bem maior de todo indivíduo, que busca, através de sua integridade, a realização de seus anseios individuais e sua contribuição para o bem comum.

A partir de uma visão macropolítica, econômica e social e buscando a essência de um modelo de saúde que contribua para a sociedade brasileira, com foco no cidadão usuário do sistema de saúde, a Anahp apresenta o Livro Branco: Brasil Saúde 2015 | A sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, fruto de extensa análise do sistema de saúde brasileiro e de experiências mundiais. O documento expõe propostas para o aprimoramento da atenção à saúde e da atuação integrada entre os setores público e privado, visando uma assistência com maior qualidade e eficiência.

Constituído por dois volumes: Caderno de Propostas e Caderno Conceitual, os trabalhos do Livro Branco: Brasil Saúde 2015 foram conduzidos por uma empresa de consultoria internacional, Antares Consulting, com expertise na produção de estudos técnicos e livros brancos para governos e instituições de vários países da Europa.

Elaboração do Livro Branco

O desenvolvimento do documento contou com o apoio dos dirigentes dos hospitais membros e a colaboração de lideranças nacionais que compartilharam a sua visão do sistema de saúde no Brasil, a fim de consolidar os pontos críticos e oportunidades de melhoria para o setor.

Durante um ano de trabalho, de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, foram realizadas mais de 50 entrevistas, envolvidos 25 profissionais em pesquisas, estudos e desenvolvimento do conteúdo geral do documento e suas propostas, mais de 180 encontros e reuniões, diversas visitas a vários estados brasileiros para identificar as diferentes realidades e captar opiniões e perspectivas sobre a saúde no país.

O desejo é que este documento possa contribuir para a reflexão e melhorias concretas da saúde dos brasileiros.

O compartilhamento das opiniões de líderes empresariais, setoriais, políticos e acadêmicos, de maneira pessoal e generosa com a produção do Livro Branco: Brasil Saúde 2015, foi fundamental para a construção deste documento, que representa, no conjunto, exclusivamente a visão da Entidade.