Anahp | Área Restrita

Hospital do Coração - HCor

img top hcorBreve histórico da Instituição

Reconhecido nacional e internacionalmente como um centro de excelência na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças cardíacas, o HCor – Hospital do Coração atualmente dispõe de outras especialidades médicas como Ortopedia, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, cirurgia vascular, Urologia, cirurgia plástica, Gastroenterologia e Pneumologia, entre outras, às quais dedica-se com a mesma expertise e diferencial no atendimento oferecidos na Cardiologia.
O HCor, entidade beneficente sem fins lucrativos, mantida pela Associação do Sanatório Sírio, atendeu o seu primeiro paciente em 1976 e, ao longo de seus 35 anos, consolidou-se como idealizador e propulsor de novas tecnologias, tratamentos, atendimento humanizado e desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais na área da saúde. O Hcor é acreditado desde 2006 pela Joint Commission International.
Por meio de sua atividade filantrópica, contribui com o Sistema Único de Saúde – SUS como um dos integrantes do “Programa de Hospitais de Excelência do Ministério da Saúde”. Através deste, fornece recursos de ponta e assistência de excelência à comunidade, além de promover a capacitação de recursos humanos e produção de pesquisas de grande relevância para a população. Para o novo triênio 2012-2014 estão previstos 36 projetos e investimentos que superam R$ 110 milhões.

Destaque 2011 e 2012


Em 2011, o HCor manteve o seu processo de crescimento estrutural e de criação de novos serviços diferenciados. Foram lançados o Centro de Obesidade – com moderna infraestrutura e equipe multidisciplinar para cuidar dos pacientes obesos por meio de exames diagnósticos, orientação nutricional, programas de reabilitação e procedimentos cirúrgicos quando necessários –, o Centro de Medicina Reprodutiva – com o objetivo de identificar e tratar os problemas que acarretam a infertilidade masculina e feminina – e o Spine Center – centro de excelência em diagnóstico e tratamento das doenças da coluna. Houve ainda a reforma e a expansão da UTI Cardiopediátrica, para um atendimento humanizado de neonatos, lactentes, crianças portadores de cardiopatias congênitas.
Já para 2012 o HCor deve consolidar outro importante movimento de expansão orgânica, com a inauguração de duas novas unidades. A unidade avançada HCor Diagnóstico, situada na esquina da Av. Faria Lima com a Av. Cidade Jardim, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2012, e a Unidade 130, conectada ao atual complexo hospitalar, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2012. A Hcor Diagnóstico contará com estrutura completa de diagnósticos por imagem, análises clínicas, exames de endoscopia digestiva e serviços diferenciados como check-ups clínicos e um núcleo de atenção à saúde da mulher. Na busca constante de ampliação de suas instalações e aprimoramento técnico, a Unidade 130 está sendo concluída e contará com cinco subsolos, 13 andares, 45 novos apartamentos, duas salas híbridas planejadas para procedimentos cardíacos e neurocirúrgicos, além de ligação com o prédio principal através de uma passarela e uma passagem subterrânea.
Ainda em 2012 deve iniciar-se a construção de um novo prédio, nas proximidades do complexo HCor, onde funcionará o HCor-Onco.