Anahp | Área Restrita

HCor promove curso de Capacitação voltado à Saúde do Idoso no Acre

Nesta quarta-feira, 7 de junho, o HCor – Hospital do Coração realizará o curso Capacitação para Profissionais da Atenção Básica sobre a Saúde da Pessoa Idosa. Esse treinamento integra os projetos filantrópicos desenvolvidos pela equipe do Serviço de Filantropia do hospital, de acordo com o convênio firmado entre o HCor e o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS.

O curso é destinado a profissionais que atuma na linha de frente da Atenção Básica na cidade de Rio Branco (AC). Serão 88 participantes, com formações acadêmicas diversas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, dentistas e nutricionistas. “O objetivo é qualificar o atendimento ao idoso na Atenção Básica por meio da aplicação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, como um instrumento de acompanhamento longitudinal das condições de saúde, sociais e familiares desta população”, explica Enilda Lara, coordenadora de Projetos do LIGRESS HCor.   

Com carga-horária prevista de 46 horas, o curso, que compreende aulas presenciais e pela plataforma Virtual (EaD), se divide em cinco módulos: Introdução à Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa; Avaliação da Pessoa Idosa; Identificação do Idoso Vulnerável; Temas Importantes no Cuidado ao Idoso; e atividades prática com aplicação da caderneta. “A exemplo dos treinamentos anteriores, esta nova ação de capacitação dos profissionais que atuam na Atenção Básica, em Rio Branco, visa desenvolver um olhar diferenciado do processo de envelhecimento, além de aprimorar os conhecimentos para a utilização adequada da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa”, explica Enilda, lembrando que este mesmo treinamento também contemplará profissionais do Rio Grande do Norte (RN).

Fonte: Hcor – Hospital do Coração