Anahp | Área Restrita

Einstein e MIT promovem encontro para compartilhar experiências em big data

Um projeto de pesquisa de análise de dados através de algoritmos e inteligência artificial desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, foi selecionado em primeiro lugar pelo MISTI GLOBAL SEED FUND do Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituto que apoia iniciativas internacionais de pesquisas em tecnologia.  

A partir deste projeto, o Einstein iniciou uma parceria com o MIT e nos dias 6 e 7 de maio, a equipe do MIT e profissionais do Einstein promovem um encontro para difundir conhecimento e disseminar a cultura de uso de ferramentas de inteligência artificial na análise de dados variados e de grandes volumes em saúde.

Este encontro tem dois componentes: a manhã do primeiro dia (6), aberta para participação do público, haverá ciclos de conferências e mesas redondas em formato talk show. Os palestrantes são pessoas que utilizam ou criam novas ferramentas de análise de Big Data, e irão dividir, com exemplos práticos, as maneiras de aproveitar ao máximo as oportunidades proporcionadas por estes dados.

A partir da tarde de sábado (6) e no domingo (7), acontece um “Datathon”, onde 50 pessoas selecionadas entre profissionais da saúde, estatísticos, programadores e profissionais de análises de dados, participarão de um desafio em conjunto: analisar a base de dados composta por mais de 60.000 admissões na UTI do Hospital Beth Israel Deaconess Medical Center – Hospital afiliado a Harvard Medical School.

Para o médico intensivista do Einstein e um dos idealizadores do projeto, Rodrigo Deliberato “este encontro será fundamental para que profissionais adquiram novos conhecimentos sobre a análise de grande volume de dados e possibilitará o desenvolvimento de novas frentes de pesquisa em big data”.

O encontro é destinado a gestores de saúde, cientistas de dados, médicos, profissionais de computação, estatísticos e interessados em aprender sobre big data. Para participar do congresso o participante pagará uma taxa simbólica de R$ 120 reais. A verba arrecadada será destinada a financiar estágios de alunos para interagir com esse grupo (MIT e Einstein) e executar projetos de pesquisa em big data.

Serviço:
MIT- HIAE Health Conference and Datathon
Data: 6 e 7 de maio
Horário: 8h às 19h
Local: Auditório Moise Safra - Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi, SP
Inscrição: https://sites.einstein.br/datathon/

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein